Ribeauvillé ganhou meu coração muito fácil!
Como não amar essas cores, flores, uma ruazinha com vista a um castelo lá no topo da montanha cercada de vinhedos.
Foi nesse cenário lindo que almoçamos. Não entendia bem o menú, mas uma coisa aprendi rápido, pedir a tarte flambée na Alsace é garantia de sucesso. É rápido, crocante, gostoso e o preço é bom: entre 8 e 10 euros.
Queria conhecer mais a culinária alsaciana, pensei em pedir o Baeckeoffe, mas o dia estava quente pedindo algo mais fresco, aí pensei num prato mais puxado para o lado alemão e não deu outra: choucroute!
Vinho na taça, mesinhas do lado de fora do restaurante sob a sombra de um parreiral, tudo muito bom, tudo muito bem, gravei esse vídeo para lembrar do lugar e tal:
De repente passa um rato! OMG, um rato! Ninguém se abalou, francesada blasé comendo.
Pablo me acalmou, devia ser da rua, muitas construções antigas, bláblá, por sorte - ou não - eu já tinha terminado de comer e o bicho sumiu. Fiquei fazendo a francesa terminando o vinho.
Aí ele me diz: eu acho que o rato voltou e tá aqui embaixo!
Uêpa! O suficiente para baixar a Daiane dos Santos e dar um duplo twist carpado da cadeira, fazer um passo de samba do crioulo doido.
Mantive a finesse e não gritei, mas quando parei, vi que todo mundo me olhava: alguns assustados, outros visivelmente se divertindo, para o rato ninguém nem tchum.
O homem da mesa ao lado minimizou 'une ratatouille', bonitinho como o do filme, o casal da mesa em frente liberou as crianças para correr atrás do bichinho e tirar fotos. Vida que segue.
Pagamos a conta e saí ainda tonta com o susto que levei.
Começamos a subir a montanha que avistamos quando chegamos na vila, tinha muita gente fazendo isso, todo mundo preparado para o trekking, claro.
Eu estava de sapatilha porque a última coisa que pensei para o dia foi trilha, mas fui devagarzinho numa boa até onde deu pra ir.
Eu estava de sapatilha porque a última coisa que pensei para o dia foi trilha, mas fui devagarzinho numa boa até onde deu pra ir.
E que recompensa maravilhosa, uma delicia a vista lá de cima!
Descemos e encontramos um pub, talvez o único da vila, pausa para provar cerveja e olhar o movimento.
Antes de chegar ao estacionamento, uma parada para comer crepe de nutella. Pablo como estava dirigindo bebericava uma coisinha aqui, outra ali, mas com a comida não houve meio termo. Voltamos mais redondos e felizes.
Saímos de Ribeauvillé e fomos a Saint Hippolyte, queria umas fotos nos vinhedos que tínhamos passado mais cedo e encontramos a Fête du Vin Nouveau: inesperado e sensacional!
Era um pequeno festival com música, dança, comidinhas tipicas e vinhos.
Nada turístico, um clima de festa do bairro, dá para imaginar como chamamos atenção, né?
Quase não tinha jovens e um monte de gente veio puxar conversa, achei tão queridos! Muitos se esforçando para falar inglês, inclusive.
Não me fiz de rogada, provei com entusiasmo o vin nouveau que estava sendo celebrado e também os outros vinhos e quitutes da região.
De volta a Colmar corri para encontrar os restaurantes abertos, não contei que alguns não abrem aos domingos a noite rs, mas pude encontrar opções para escolher.
Mais tarte flambée, deixei o nojinho de lado e pedi também escargot, não é caríssimo como imaginei e não é ruim, não sei se pediria novamente, mas a experiência valeu para saciar a curiosidade.
Pedi também um prato esquisito com um purê de algo que não faço ideia, batatas e um queijo estranho rs. O restaurante era bem intimista, no meio da noite o rapaz que nos atendia começou a tocar piano, foi divertido.
Voltamos ao hotel e na segunda-feira pela manhã pegamos a estrada rumo a Strasbourg para devolver o carro e pegar o trem a Paris.
Nosso vocabulário básico de francês foi bem útil durante o tempo que estivemos lá, pedir informação começando com um 'bonjour' e um sorriso no rosto faz toda a diferença na resposta deles.
A viagem a Alsácia é mais que recomendada, uma viagem que mexe com todos os sentidos.
Abraço! ;)
MEU, QUE SENSACIONAL!
ResponderExcluirQue incrível!
Como você mesma falou... é tão fofo que parece cidade cenográfica. Parabéns pelo passeio e pelas fotos!
ps: eu ri horrores da história do rato. Sério, dei altas gargalhadas! Tadinha!
Bá, esses lugares são sensacionais mesmo!
Excluirhahahah ai foi um susto esse rato, até hoje Pablo faz piadinha com a minha cara de desespero!
Beijo! :)
Assista http://destinations-for-travelers.blogspot.com.br/2014/10/ribeauville-alsace-france.html
ResponderExcluir