segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dublin Castle

Contei que estamos sem saber o que fazer: voltar ou ficar mais um tempo na Irlanda.

Aí a ficha caiu que a tal volta pode ser já dentro de poucas semanas!

Corri para fazer uma lista do que precisava ver antes de partir (dramática) e vi que ainda tinha muita coisa, vários passeios que não tivemos pressa nenhuma para fazer, sempre com aquela pretensão tranquilidade de quem tinha uma vida pela frente, sabem como é?

Aproveitamos o último feriadão - que coincidiu com os festejos do Halloween - para sermos turistas e um dos passeios que fizemos foi a visita guiada no Dublin Castle.

Comecei a visita com poucas expectativas, não pensei que encontraria informações tão ricas, terminei aprendendo muito sobre a história de Dublin - basicamente a cidade foi construída em volta do castelo - e me surpreendi do inicio ao fim do tour!


Pegamos a última visita guiada do dia e subimos com o guia e um grupo de umas 30 pessoas. 

Na primeira parada ele explicou o que acontece atualmente no castelo, contou sobre personalidades políticas que já se hospedaram ali, como o Nelson Mandela, e comentou rapidamente sobre símbolos irlandeses que vemos nos cômodos.

A parada seguinte foi no quarto de James Connolly, as paredes são vermelhas e tem quadros homenageando os lideres revolucionários de 1916. 


Passamos por outros quartos, salões, corredores, fiquei impressionada com a beleza do castelo, mais uma vez não esperava, acho que vi tanta gente falando que a visita era mais ou menos que inconscientemente fui achando que seria tudo muito chato comum.





Na sala do trono o que mais me chamou a atenção foram os símbolos representando a Inglaterra, Escócia e Irlanda. Me distraí olhando o lustre e ficamos para trás, tinha um outro grupo por ali também, aproveitei que o pessoal estava se acomodando no outro salão para tirar uma foto do trono sem tantas cabeças aparecendo, quando viro de novo... wtf?


Umas criaturas espanholas passaram a cordinha e SENTARAM no trono para tirar uma foto 'cool' e postar no facebook. Porque a foto só da cadeirinha que simboliza acontecimentos do século XVIII não é suficiente, né? 

Fui a chata do museu olhando com cara de reprovação, os pais das meninas viram minha cara e também olharam para trás, quase tive um treco quando a mãe achou legal e correu para sentar lá, Claudia!

Torci para aparecer um segurança, torci para eles passarem vergonha em público, mas nada aconteceu, eles seguiram pentelhando até o final da visita.

E por fim chegamos ao St. Patrick Hall, a parte que achei mais interessante dentro do castelo. 

O salão é enorme e tem várias bandeiras com os brasões dos cavaleiros de St. Patrick. No teto estão 3 pinturas incríveis de Vincenzo Valdre representando a relação entre o Reino Unido e a Irlanda.



Descemos as escadas e do lado de fora o guia contou sobre o dia que a posse do castelo foi dada a Michael Collins e a celebre resposta dele quando cutucado por chegar atrasado: "esperamos 700 anos, vocês podem esperar 7 minutos". 

Pegando embalo no clima do Halloween - e na decoração do Festival Bram Stoker que teve eventos nessa área do castelo - ele também contou uns casinhos de terror, buh!

Ainda no pátio, fiquei intrigada com a estatua da justiça, minha velha conhecida! Explico: tinha uma Têmis - deusa que nós do meio jurídico tendemos a associar com a deusa da justiça - enorme no meu quarto, ela ficava toda bonita comandando minha mini biblioteca de Direito. 

Comprei no começo da faculdade, por muitas vezes ela foi minha companheira de estudos. Dá para entender como fiquei boba olhando a versão do castelo sem os olhos vendados e de costas para a cidade! Um sentido de justiça realmente irônico.


Logo nos dirigimos à Medieval Undercroft, lá pudemos ver vestígios do forte viking, da muralha medieval e da Powder Tower. É surreal imaginar as circunstâncias em que essas coisas foram construídas.

Com o fim do tour fomos conhecer o jardim e fiquei com vontade de voltar para conhecer também a Chester Beatty Library


A visita guiada custa 3,50 euros para estudante. Dá para fazer a visita com o audioguia também, mas nesse caso não tem acesso a undercroft

O Dublin Castle fica na Dame Street, pertinho da Trinity College, ali no centrão mesmo da cidade.

Abraço! ;)

2 comentários:

  1. Amei! Só conheci os jardins do castelo pois fui no primeiro semestre, quando ele tava fechado pro lance da União Européia. A Chester Beatty é muuuuito legal! :D

    ps: agora que minha mãe e irmão vem me visitar, com certeza vamos pro Dublin Castle! Os tours tem horário ou é só chegar?

    ResponderExcluir
  2. A visita é ótima, você vai gostar! ;)

    Quero voltar lá, saímos tarde do castelo e não deu tempo.

    As visitas guiadas têm horários, pegamos a última do dia às 15:30 ou 15:45 rs.

    ResponderExcluir