sábado, 14 de abril de 2012

San Rafael - Mendoza / Parte 2

O segundo dia começou cedo com uma visita a vinícola Valentin Bianchi

Chegamos lá às 9h, nos contaram um breve relato sobre a história da bodega e nos levaram para ver o método de vinificação dos espumantes, explicaram todo o processo de armazenamento e fermentação. 
A visita terminou na lojinha com degustação, é claro! Tudo isso teve duração de 1h aproximadamente. Os custos variam de acordo a visita escolhida que pode ser a básica, premium, com tabua de queijos, com visita aos vinhedos, etc.

Fizemos a visita básica junto com o grupo da excursão e custou 15 pesos. A mais cara custava 90 pesos. A vinícola oferece ótima estrutura para receber turistas.
                                                       
                                                                 Vinhedos Bianchi:

A Valentin Bianchi e a Mumm - que não recebe visitas! - são as maiores vinícolas de San Rafael.

Daí seguimos para o lindo Dique Los Reyunos que já comentei no post anterior e no final da tarde passamos em outra vinicola,  a primeira de San Rafael e por isso parte da história do lugar, foi fundada no ano de 1883 e se chama La Abeja. Não curti muito essa visita.

Para terminar o dia fomos na fábrica de azeite de oliva Yancanelo . Foi a segunda vez que visitei uma fábrica de azeite e achei tão interessante quanto a primeira vez que conheci! A guia que explicava o processo sabia muito do assunto, explicou sobre a plantação de oliveiras até as propriedades e benefícios do consumo sem ser chata ou entediante! 
No final também rolou degustação, mas eramos muitos e quando cheguei na mesinha montada já não tinha sobrado nenhuma azeitona rs!

Um passeio que fiquei morrendo de vontade de ter feito foi o Alternativa Bike que são várias opções de passeios feitos em bicicleta. 
O 'circuito bodegas' por exemplo passa pelas vinícolas Valentin Bianchi e Suter, e pela fábrica de azeite de oliva Yancanello. Já o 'circuito naturaleza' percorre toda a Villa 25 de mayo e o Dique Galileo Galilei.

As distâncias não são tão longas, na verdade para ir a Villa fica um pouco distante, mas rola um transfer até lá e se usa as bikes quando chega para ir ao forte e andar nas ruazinhas, então mesmo quem não está bem preparado - meu caso rs - consegue fazer os trajetos. 

Acho que deve ser mais divertido visitar as vinícolas de bicicleta! Talvez a volta depois de um vinhozinho aqui, outro acolá seja menos estimulante, mas ainda assim deve valer a pena! ;)

Todos os circuitos saem às 9:30 da Galeria San Martin, número 120, Local 5 às 9:30 e regressa por volta das 13h, 14:30.

Nesses dois dias na cidade comemos nos restaurantes La Gringa - pertinho do Hotel Kalton onde estavamos hospedados - e os pratos eram enormes, tanto que no primeiro dia pedimos só um prato e dividimos, muito boa a milanesa napolitana daí! Fomos também no restaurante Tienda del Sol, esse já ficava mais distante do centrinho e do hotel, a comida era boa também. 

Concluindo o post, uma dica: engorde pelo menos 2kg com os chocolates Ketobac feitos em San Rafael, são deliciosos os alfajorcitos e os chocolates em ramas! 
Arrependida de não ter trazido mais na mala! ;)

3 comentários:

  1. Olá Mile,
    Adorei suas dicas, adoro fazer o nosso roteiro (a família incluida), dá trabalho, mas compensa.
    Vou à Mendoza em Agosto, festejar o aniv. de casamento (é uma surpresa p/ meu marido) e vc fez alguma degustação com chocolate (ele adora -eu não muito)? Ou tem algum relato desta degustação?
    Obrigada e Aguardo seu retorno.
    Margareth RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margareth,

      Muito obrigada! ;)
      Ai que maravilha, que surpresa linda, hein?

      Não fiz nenhuma degustação de chocolate, no centrinho de San Rafael tinha uma loja bem grande da ketobac - chocolate tipico da região - e dava para ver a elaboração, ofereciam degustações, acredito que era coisa simples, mas acho que nem precisava muita produção, o chocolate é delicioso rs!

      E Mendoza capital que tem muito mais estrutura turística seguramente terá mais opções. Tem algumas lojas La Cabaña que vende bons chocolates também produzidos na região, fazem visitas a fabrica.

      Pesquisei rápido na net e encontrei uma excursão "chocolates e vinhos": visita a bodega Tapiz e maridagem de vinhos e chocolates, combinação tentadora rs!

      Boa viagem e parabéns!

      Excluir
  2. Muito obrigada, na volta em Agosto te conto.
    Até mais.

    ResponderExcluir