quarta-feira, 11 de abril de 2012

San Rafael - Mendoza / Parte 1

San Rafael foi uma surpresa maravilhosa!

Não sabia muito o que esperar da cidade, pra ser sincera só sabia que havia o Cañon del Atuel que era uma excursão que queria fazer quando estive em Mendoza capital a primeira vez, mas não deu.

A cidade é pequena e bem agradável, é uma mini Mendoza, tem bons restaurantes e boas opções de lazer, também conta com vinícolas!

No primeiro dia que chegamos fizemos a incrível excursão ao Cañon del Atuel.

É um passeio que normalmente dura o dia inteiro, primeiro passam pela Villa 25 de mayo, depois pela vila turística El Nihuil e seguem para o circuito do Cañon del Atuel e Valle Grande. 
No decorrer do dia fazem parada de 2h para almoço e outra parada de 2h para quem deseja realizar os passeios de aventura.

El Nihuil

O pacote da agência tinha programado o primeiro dia para ir as vinícolas e fábrica de azeite de oliva pela tarde e no dia seguinte teriamos a excursão ao Cañon del Atuel das 9h às 21h, mas por um equivoco da agência de Montevideo inverteram os programas e tivemos que fazer o passeio ao Cañon já no dia que chegamos, ou seja, ao invés de um dia inteiro de excursão, fizemos em meio dia, numa tarde.

Dá para imaginar a insatisfação geral com as mudanças, né? Foi corrido, mas deu para fazer todo o itinerário sem as paradas para almoço e passeios disponíveis aí como rafting, trekking, escalada. 
Na verdade estavamos tão cansados com as 20h de viagem de bus desde Montevideo que dificilmente nos animaríamos a fazer qualquer tipo de esporte rs! Pena que ao finalizar o circuito já estava anoitecendo e vimos pouco do "submarino" do Cañon e do Valle Grande.

Durante todo o passeio a guia foi contando a história da cidade, as lendas que envolvem o lugar e seus primeiros habitantes, a explicação das formações rochosas, suas cores e a hidrelétrica que funciona aí. 

É impressionante a imensidão, imponência das montanhas, é muita energia num só lugar! Também impressiona o caminho sinuoso que a van percorre, dá até medo do trajeto (foto abaixo) quando você por fim consegue prestar atenção em outra coisa que não seja a beleza desse lugar! 
Ah, e é divertido buscar as figuras nas montanhas: sapos, coelhos, monges, mulher pelada, ursinhos fofos beijando-se (foto abaixo), etc! ;)


No outro dia como forma de nos recompensar, a agência incluiu outro passeio: o dique e lago Los Reyunos! Sensacional! Dificilmente teriamos ido aí se não fosse por todo esse baphão da alteração dos programas, e recomendo que todo mundo vá! 

Antes de chegarmos a Los Reyunos, passamos pelas ruínas do Forte de San Rafael del Diamante. A história diz que o forte foi construído no ano de 1805 a pedido da cacique (existe feminino de cacique? cacica? rs) Maria Teresa Roco - vejam que mulher retada, naquela época comandar uma tribo! - em razão dos frequentes ataques que sofriam das tribos oriundas do Chile que roubavam seus pertences e cultivos.

                                                           Dique Los Reyunos

Los Reyunos fica a apenas 35 km da cidade de San Rafael, é uma represa e central hidrelétrica, e mais um lugar de tirar o folego de tão lindo que é. Pra ficar ainda mais legal, o lago permite realizar várias atividades, dentre elas passeio de barco e tirobangi - uma tirolesa surreal na qual você não vai sentado, vai deitado como se tivesse voando no melhor estilo Superman! 

Lá tem também um armazém simples que serve para abastecer a área de camping e os turistas famintos: vende uma das melhores empanas que já provei na vida! Nessa área de camping tem várias churrasqueiras ao ar livre, vi muita família fazendo seu asado com todo esse visual da montanha: excelente almoço de domingo! 

Em ambos lugares há opção de hospedar-se. No Cañon del Atuel, na parte do Valle Grande onde se praticam esportes e demais atividades há bastante opção. Em Los Reyunos também há um Club de Pesca que permite acampar e alugam cabanas. E também na Vila de El Nihuil  tem casinhas para alugar e uma tranquilidade magnifica!

Ah, é possível chegar ao Valle Grande com um ônibus de linha que sai do centro de San Rafael. Dá pra ir de manhã e voltar no fim da tarde sem a necessidade de contratar um transfer e curtir o dia todo aí fazendo esportes de aventura!

3 comentários:

  1. Mais um lugar fantástico, Mile! Muito bom. Acho que indio é muito machista, né? Chefe de tribo é sempre homem... e a companheira dele não deve ter título nenhum, a não ser a mulher do cacique... ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou também, Mendoza é lindaaa e voltarei um dia! ;)
      Simmmm, muito machista! E danadinha essa Maria Teresa Roco, hein? hahaha
      bjoo

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog! Caí por acaso aqui e é a primeira vez que vejo San Rafael e as belezas próximas. Muito interessante! E quase nada conhecida por nós. Mas que bom, assim temos mais coisas pra visitar :)

    ResponderExcluir