segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Médico do Viajante - Vacinas em Dublin

Já contei como foi usar o seguro da GTA em Dublin, já contei também como foi ir a uma clínica privada aqui e agora venho contar como foi a consulta com o médico do viajante. 

E não, não sou hipocondríaca! :P

Pesquisando os requisitos de entrada aos países asiáticos que irei visitar em dezembro, vi que a maioria exigia o certificado internacional constando a vacina da febre amarela, fiquei naquele mini desespero imaginando como conseguiria isso em Dublin.

Um passeio pelo Google e tudo ficou mais claro, encontrei algumas clínicas na ilha esmeralda com o tal do medical travel, o profissional que indica o que você tem que fazer em termos de saúde antes de viajar, e isso inclui recomendar - e aplicar - vacinas.

O mini desespero do como, deu lugar ao mini desespero do quanto, no Brasil a maioria das vacinas são gratuitas, na Irlanda o custo é alto (para meu bolso de desempregada): primeiro pelo preço da visita ao médico que obrigatoriamente você tem que passar e depois pelo preço das vacinas em si.

Mesmo as vacinas sendo gratuitas no Brasil, li vários blogs de brasileiros que fizeram mochilões pela Ásia e muita gente recorreu a esse profissional em busca de mais recomendações e informações sobre os cuidados necessários para viajar. 

Fiquei me sentindo bobinha por nem saber que existia essa especialidade rs.

Meu roteiro na Ásia é basicamente aquele roteiro pop, não vou me aventurar em lugares mais remotos, não vou fazer esportes radicais, trekkings pelas montanhas, matas, etc. E isso influencia nos tipos de vacina que precisamos tomar.

Até gostaria de viver experiências que me aproximassem mais da cultura real e não turística, mas isso vai ter que ficar para uma próxima trip. 

Com 26 dias disponíveis não consegui - nem fiz esforço para ser sincera - escapar das praias e templos. 

Confesso que considerei não gastar tomar mais vacinas do que as requeridas para o visto de turista na Ásia, afinal seria mesmo necessário tanta precaução ou era pura frescurite de gringo achando que vai pisar no sub-mundo

Em Dublin o local mais em conta que encontrei foi o Jervis Medical, fica entre as ruas Parnell e Jervis, bem facinho de encontrar.

Para o meu roteiro o pacote recomendado é o que inclui as vacinas Hepatitis A, Typhoid, Tetanus, Diphtheria & Polio, eles oferecem uma promo no valor de 140 euros (incluindo a consulta com o médico). 

E aí que brasileiros precisam apresentar também o certificado internacional da vacina da febre amarela para entrar na Tailândia, acrescente mais 35 euros na conta. Pois é, no total 175 euricos, uma facada no peito.

Só a vacina da febre amarela - que é o que efetivamente preciso apresentar para entrar nos países - custa 80 euros (35 da vacina + 45 da consulta obrigatória).

Aceitei que com saúde não se brinca, né? Fiz as contas das últimas vacinas que tomei no Brasil e abri a carteira para tomar a anti-tetânica, polio e a febre amarela.

A consulta foi a mais diferente que já fui na vida rs! Nunca imaginei contar meus planos de viagem a um médico, mas é bem assim que funciona o encontro com o médico do viajante, ele pergunta do seu roteiro, das suas atividades e vai dando pitaco em tudo.

Ele questionou quando eu viajaria, com quem iria, qual tipo de hospedagem, de transporte, se eu pensava em fazer algum esporte mais radical e várias cositas más

E recomendou que tomasse mais vacinas (contei que no Brasil o sistema é eficiente e gratuito, já tinha tomado algumas), explicou quais remédios eu deveria levar e tomar em caso de X sintomas e deu umas tips meio obvias para macaca velha tropical: não tente nadar bêbada (oi?), cuidado com o sol e reaplique o protetor solar várias vezes, se reidrate, use camisinha (ruborizada haha), não coma nas barraquinhas sujinhas, etc.

Tomei as vacinas todas no mesmo dia, nos dois braços e não doeu nada - sou medrosa e exagerada, se digo que não doeu, acredite rs. E o certificado internacional eles entregaram também no mesmo dia lá no consultório. 

Tudo pronto e agora férias que te quero! ;)


                Não lembro a fonte da foto que serviu de inspiração, mas agradeço o click...

2 comentários:

  1. Lembro quando você me contou essa história! Bizarro ter um médico só pra isso... e caro, né? Mas não tem jeito, se precisa, tem que tomar a vacina!

    ResponderExcluir