domingo, 27 de outubro de 2013

Como Chegar e Hospedagem em Cinque Terre

Onde ficamos:

Procuramos muito lugar para ficar em Cinque Terre e não encontramos muitas opções com preço em conta.
 
Muita gente fica em La Spezia e passa o dia nas terres, é uma alternativa que vale a pena: a frequência de trens é intensa, o trajeto dura 20 minutinhos e em La Spezia a variedade de hospedagem - e consequentemente de preços - é maior. 
 
Mas eu teimosa como uma mula, queria dormir e acordar em Cinque Terre. E cismei que tinha que ser em Vernazza porque pelas fotos e relatos que andava lendo, era a vila que mais simpatizava.



 
Pelo site da Booking nada dentro do que queríamos pagar me convencia, então partimos para o AirBnb e foi lá que encontramos nosso cantinho para passar as 3 noites em Vernazza.

Ficamos na casa da Francesca, uma italiana que tem uma lojinha de vinhos na rua principal da vila. Nos identificamos de cara rs! As fotos, referências e preços agradaram e fizemos a reserva.
 
O quarto fica no primeiro andar que dá acesso a casa, o que garante uma privacidade grande, é como estar numa pousadinha mesmo. 
 
Pagamos 90 euros na diária (a partir da segunda quinzena de outubro é mais barato) e ficamos satisfeitos: o quarto é bem espaçoso, limpo, da janelinha tinhamos vista para o mar, tem tv, frigobar, jarra elétrica, uma mesinha para tomar café, lugar para guardar as roupas e o banheiro é daqueles que podemos tomar um banho decente.

 
O 'porém' fica por conta das escadas: 150 degraus! Mas Cinque Terre é esse sobe e desce sem fim, difícil encontrar um lugar onde não tenha alguns degraus pela frente.
 
A Francesca e o marido são bem simpáticos e falam bem inglês. 
 
No check in quando Pablo entregou o passaporte italiano e eles descobriram que o nonno dele era ali da região (de Massa - Carrara), o inglês foi deixado de lado, a comunicação era uma mistura engraçada de português, espanhol e italiano. 

Mandei uma mensagem perguntando se ela aluga o quarto por outro meio que não seja o Airbnb, quando receber a resposta, atualizo o post.
 
Há muito mais opção de hospedagem, em várias casinhas via a placa de aluga-se quarto, ou affittacamere para quem quiser se aventurar procurando pelo Google.


Como chegamos:
 
Para chegar a Cinque Terre as opções são barco ou trem.
 
Como estamos morando em Dublin, foi melhor ir ao aeroporto de Pisa (que inclusive trabalha com cia low cost, fomos num voo da Ryanair).
 
De Pisa pegamos um trem a La Spezia e de lá outro trem a Vernazza, tudo para ser rápido e barato. Seria menos de 2h e o custo de uns 11 euros.
 
No aeroporto há uma estação de trem que se conecta à estação central de Pisa, de onde sai o trem rumo a La Spezia, mas ficar aí esperando esse trem é tempo perdido.
 
Ele demora a passar e a 'viagem' do aeroporto à central dura apenas 3 minutos!
 
Não sabiamos e ficamos meia hora esperando, o trem saiu 2 minutinhos atrasado e pronto, perdemos a conexão com o outro trem que saía de Pisa Centrale a La Spezia. Ficamos mais uns 40 minutos esperando o próximo.
 
Dá para ir à estação central de táxi ou ônibus. Na volta da viagem pegamos um táxi e a corrida saiu 7 euros.
 
Em La Spezia o trem a Cinque Terre passou rapidinho e em pouco tempo estavamos em Vernazza.
 
O ticket do trem compramos dentro do aeroporto, logo no desembarque tem um balcão vendendo. Mesmo precisando fazer trocas de trem, compramos todas as passagens aí mesmo.
 
Nesse balcão há uma cobrança de comissão de 2 euros, depois vimos que do lado de fora tinha uma máquina onde podiamos comprar as passagens sem pagar nada a mais.
 
Ah, e não esqueçam de registrar o bilhete na máquininha antes de subir.
 
Nós esquecemos esse detalhe, uma fiscal passou no vagão, entregamos os bilhetes e ela foi gente boa só reclamando que poderia aplicar uma multa de 80 euros por não termos validado as passagens, ui!
 
Para terminar essa série de posts sobre Cinque Terre, um pouco mais desse lugar inspirador, um pouco mais de amor, por favor! ;)



Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário