domingo, 28 de abril de 2013

Istambul

Istambul é encantadora, difícil não se deixar levar pelas cores, aromas, sabores e sons da cidade.

A riqueza histórica é enorme, as construções são imponentes, a cultura é marcante e em alguns momentos me via fascinada tentando absorver tudo isso. 

Peguei o avião já cheia de expectativa e ansiedade, uma vez que gosto de comer e gosto de história rs, e nesses aspectos Istambul oferece muitas opções: a gastronomia é interessantíssima e só de lembrar as aulas na escola sobre o Império Bizantino e Otomano, Constantinopla, imaginar a rotina dos sultões e seus haréns, contava as horas para chegar! 

Viajamos em fevereiro, final do inverno e o frio ainda era intenso, mas nada que atrapalhasse passear pela cidade.

Recarregamos as energias com o café da manhã tipicamente turco do hotel e saimos pelas ruas de Sultahnamet em direção à Mesquita Azul e Aya Sofia.


                                                   Aya Sofia desde o portão da Mesquita Azul

Impossível chegar nessa praça e não ficar impressionado, de um lado está a Aya Sofia - a estrutura atual foi construída entre 532 e 537 (!!!), já foi igreja católica, já foi mesquita e atualmente é um museu - e do outro lado está a Mesquita de Sultanahmet imponente com seus 6 minaretes, sendo mais conhecida como Mesquita Azul por ter o interior decorado com azulejos azuis.



A Mesquita Azul é uma das atrações mais visitadas do país e ainda hoje funciona como mesquita, logo não está permitida a entrada de turistas nos horários de orações (ocorrem cinco vezes por dia e os chamados ecoam por toda a cidade). 

Você pode consultar os horários nesse link e programar melhor sua visita.

Como é um lugar destinado a orações, nós mulheres não podemos entrar exibindo nossa figura, claro!


Na entrada da mesquita há pessoas entregando sacolinhas para que possamos colocar os sapatos (tem que entrar descalço ou de meia se você preferir, o piso é coberto por tapetes e aí é possível sentir um pouco de chulé, sério!). 

Eles também disponibilizam lenços para cobrir a cabeça, mas acho melhor cada uma levar o próprio lenço/echarpe/cachecol. 

Era inverno e eu pensava que estava com o corpo todo coberto, mas a mulher achou que eu estava sensualizando com a legging justa no joelho (porque, né? O sobretudo cobria até metade da coxa!) e não escapei do paninho azul deles: ela amarrou na minha cintura e  depois disso tudo ok para a visita.

                                              Meu lenço azul em sintonia com o azul da mesquita rs!

Chama a atenção o pequeno espaço reservado às mulheres dentro da mesquita (essa portinha da foto acima). 


Apesar dos constantes ruídos dos clicks das fotos, o interior da mesquita é majestoso e um lugar que transmite paz. 

Após contemplar essas duas maravilhas, seguimos pelo bairro e entramos no Gulhane Park: uma surpresa linda! 


Sou dessas que gostam de olhar mil possibilidades na cidade antes de viajar - quase um vicio ler blogs de viagem, por exemplo! - e nessa viagem como estava tudo misturado com a mudança a Irlanda e fechando um ciclo no Uruguay com encontros, despedidas e burocracias rs, não tivemos muito tempo para pesquisas de turismo, não olhamos muito "onde ir", "lugares imperdíveis" ou "o que fazer", e adorei o resultado porque garantiu muita surpresa boa!

Esse parque é uma graça, mesmo com frio e as flores ainda aparecendo timidamente, vale a pena andar por aí. E para dar um toque mais romântico ao passeio rs, descobrimos uma casinha de chá com uma vista fantástica para o Bósforo! 


A ideia era visitar ainda nesse dia o Palacio Topkapi, mas vimos que estavamos com o tempo apertado e decidimos deixar para depois, assim curtiamos mais o chá turco, a vista e a companhia! ;)

Com a mudança de planos, acabamos andando até o Mercado de Especiarias.

Amei o lugar: o cheiro, as cores, a muvuquinha de gente em todo lugar... dá vontade de comprar tudo, mesmo sem saber como usar todos aqueles temperos rs.





Em volta do mercado há barraquinhas e lojas que vendem queijos, frutas, grãos, doces, peixes, café, utensílios de cozinha e para o chá turco, etc.



Ainda sobrou perna folego para atravessar a rua e dar de cara com os restaurantes flutuantes! O movimento e logo depois o cheiro de fritura já dava pista que algo acontecia do outro lado. Esses restaurantes inusitados são famosos pelo peixe frito e sanduíche/kebab de peixe.




* Trocamos euros por liras turcas numa das casas de cambio do bairro, na ladeira que sobe para a Aya Sofia e Mesquita Azul (pegamos o cambio 1 euro = 2,30 liras). 


Aya Sofia - Entrada 25 liras turcas - não entramos dessa vez!
Mesquita Azul - Entrada livre


* Fotos by Pablo Piriz

4 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog. Irei a Montevideo em Jan/2014 e pesquiso dicas de viajantes. Casualmente também viajamos a Istambul pela Turkish com destino a Londres. Ficamos 2 dias em Istambul e amamos a Turquia, quero muito voltar num verão, deve ser lindo. E realmente a Turkish foi a melhor empresa que viajei, fomos muito mimados e a comida maravilhosa. Por falar em lugares lindos meu filho Gabriel conhece Boipeba e Morere também e é apaixonado pela Bahia. Prazer e muito grata pemas dicas. marciascola@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia!

      Muito obrigada pela visita e comentário! ;)

      Que maravilha, também penso em voltar com um pouco mais de sol iluminando aquelas ruas lindas de Istambul...

      Vivi 2 anos no Uruguay, tenho um outro blog que falo sobre o país, chama http://viveruruguay.blogspot.ie/

      Abraço!

      Excluir
  2. Menina, que fotos lindas! Parabéns!

    ps: quando eu fui pra Istambul tava frio. Eu vestia uma saia longa e casaco de frio e ninguém pediu nem pra eu cobrir a cabeça na Mesquita Azul!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bárbara! ;)

      Na verdade meu namorado que curte fotografia, eu até curto também, mas não levo muito jeito com a câmera ainda hehe.

      Ahh, eu parecia um presente mal embrulhado com tanto pano no corpo!

      Beijo!

      Excluir