domingo, 28 de abril de 2013

Comendo em Istambul

Comer bem em Istambul é fácil, até mesmo as barraquinhas de rua oferecem comidinhas gostosas, basta citar os incontáveis kebabs das esquinas.

Outra grande tentação são as lojas de doces turcos. A principio tinha a impressão que eram todos exageradamente doces, até provar o primeiro e cair de amores rs!


Em Istambul é comum você passar pelas ruas e os garçons te chamarem para mostrar o menú. Os turcos definitivamente são bons em vendas, fiquei com a impressão que eles poderiam vender qualquer coisa nessa vida, haja lábia rs!

E para te convencer eles tentam falar em qualquer idioma: japonês, português, inglês, grego, etc! 

Numa dessas encontramos um garçom que falava espanhol super bem e resolvemos provar a comida do New Hatay Restaurant especializado em Turkish Cuisine.


A escolha foi tão boa que virou recomendação de restaurante aqui no blog! Comida realmente saborosa a um preço acessível em pleno centrão turístico de Sultanahmet: uma mão na roda para fechar a noite depois de um dia batendo perna por aí.

O restaurante fica próximo ao hotel que nos hospedamos (na esquina do Erboy Hotel é só começar a descer a rua que já encontra esse restaurante).

Fizemos os pedidos: entradas, prato principal e vinho turco. A sobremesa e o chazinho eram cortesia da casa. 



                                     Purê de berinjela com queijo turco: muito bom!

Pena que não lembro exatamente o nome dessa entrada que vem enrolada numa folha de uva,  é uma delicia e está presente em todos os cardápios (rolinhos na primeira foto). 

Errr...também não lembro os nomes dos outros pratos rs, difícil quando estão em turco, né? :P

O prato principal veio acompanhado de um showzinho: de repente o cozinheiro montou uma mesa no meio da rua, subiu um fogo, rodopiou a cerâmica onde cozinhava o jantar e depois com um golpe ninja partiu a cerâmica, despejando a comida no prato que ia servir.

Tímida, perguntei: "é minha comida aí?", com a resposta positiva ainda deu tempo de agarrar o celular e tirar fotos desse momento!




E depois de tanta firula com o prato, o sabor não decepcionou, ao contrário: estava de comer rezando! Logo outras pessoas se animaram a pedir também e o show se repetia chamando a atenção  de todos que passavam por aí.

Vou ficar devendo a foto "do" prato, sabe como é... comemos e só depois lembramos que não tiramos fotos! 

Para tudo terminar lindo, a conta é daquelas que não assusta mesmo: o jantar custou 70 euros! ;)

4 comentários:

  1. Vizinha!! Passei pra agradecer por todo o carinho dos últimos anos. Estou dando um tempo com blogs, mas vamos nos falando por fb. Espero que esteja tudo bem com vcs! Bjao e obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vizinho querido! Obrigada você por ter proporcionado tanta coisa boa nesse tempo!

      Beijão!

      Excluir
  2. A comida na Turquia pra mim foi um ponto alto da viagem que fiz pra lá. Tudo, absolutamente tudo muito gostoso. Os doces, o sorvete, a pizza, os lanches, os pratos, só de lembrar dá água na boca! Comi bem pagando muito pouco lá! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não lembro de ter provado nada que não tenha gostado! E os preços são ótimos mesmo!

      A cidade é fantástica, mas quando penso na viagem de volta (tenho outra parada lá), a primeira coisa que vem à cabeça é comida hahaha.


      Excluir