domingo, 4 de setembro de 2011

Buenos Aires: pontos turísticos clássicos!

Bom, acho que atualmente Buenos Aires é a cidade mais visitada por brasileiros no exterior, a proximidade, preços e cambio convidadativos facilitam - e muito! - essa invasão em terras hermanas e vamos combinar que a cidade tem seus encantos, eu poderia voltar mil vezes a Bs As e descobrir mil coisas novas a cada viagem!

Minha primeira viagem "pra fora" rs foi exatamente para Argentina e Chile, 3 anos atrás e o roteiro foi Bs As - Mendoza - Santiago - Viña del Mar/Valparaiso, já exclui esses relatos aqui do blog porque eram bem diário de adolescente e tinha muita info desatualizada!

Daí respondendo um comentário da Marcella no post das escolas em Baires, me surgiu a idéia de fazer um resumão com os pontos turisticos clássicos da capital porteña, eu sei que eles já são mega batidos, mas desde que apaguei os posts antigos, não consta quase nenhuma info de "mi Buenos Aires querido" aqui, espero escrever dicas mais interessantes depois! :P

Como disse, Buenos Aires é uma cidade com muitas opções, portanto essa especie de listinha básica é apenas exemplificativa e estará sempre aberta - ui! - para novos comentários, dicas, etc, então participe também nos coments! ;)

1) Plaza de Mayo, Casa Rosada, Catedral Metropolitana e Congresso.

 A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina e é assim chamada pela cor aproximadamente eerrr... rosa, #cêjura? 
Abriga também o Museu da Casa do Governo e já vi algumas exposições fotográficas acontecendo lá. Dizem que a cor rosada é porque na época as tintas mais baratas eram feitas a base de sangue de vaca, dizem também que seria uma mistura do vermelho e branco, uma alusão às cores de partidos políticos.


Em frente a Casa Rosada está a Plaza de Mayo, centro da vida politica porteña, onde é comum as pessoas se juntarem para celebrar ou protestar, aliás os argentinos protestam muito, seguramente você vai passar por alguma manifestação social nos seus dias de férias por lá! 
Essa praça comemora a Revolução de Maio de 1810, que iniciou o processo de independência das colônias da região do sul da América do Sul - thanks, Wikipédia! ;)

Uma das experiências mais marcantes que tive aí foi o encontro com as mães da praça de maio, não sei dizer qual dia da semana elas se reúnem, foi impactante ver o movimento vivo, ver a história daquelas famílias com as fotos e relatos dos seus filhos desaparecidos durante o período da ditadura militar, acho que todo mundo que tiver a oportunidade de conhecer mais a respeito, deve aproveitar!

Simbolo das mães da Plaza de Mayo.

Ainda nessa área, em volta da praça, está a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, de estrutura neo- renascentista, neo- barroca - aham, Claudia! - abriga no interior o mausoléu do general San Martin, importante figura no processo de independência, em Buenos Aires há bastante homenagem, praça, estatua,  às figuras que lutaram pela libertação espanhola.

Ao final da Avenida de Mayo está o Congreso de la Nación Argentina, uma das construções que mais gosto em Baires!


2) Puerto Madero

Puerto Madero é a zona dos novos ricos da cidade, a área foi totalmente revitalizada nos últimos anos e hoje reúne vários restaurantes carinhos e boates. 
É aí onde fica a "Puente de la Mujer". Tem também uma das sorveterias Freddo que eu não resisto e tenho que fazer uma parada estratégica para apreciar o lugar com um sorvetinho de doce de leite delicia! ;)

Puerto Madero e Puente de la Mujer

Não sei o que acontece que t-o-d-o brasileiro em Baires pela primeira vez vai a churrascaria Siga la vaca em Puerto Madero - eu fui! - é uma das poucas com o sistema de rodizio, mas a qualidade não é das melhores! 
Acho que vale mais a pena provar o famoso churrasco argentino em outro lugar, desapegue do "comer até morrer" dos rodízios e aprecie um bom bife de chorizo ou qualquer outra coisa numa "parrillada" tradicional que tem bastante pela cidade, e ó os pratos em geral são bem servidos em qualquer lugar!

Aí pela região tem a reserva de Puerto Madero, não tem nada demais para quem está com poucos dias disponíveis, mas para quem vai ficar mais tempo na cidade e quer sair um pouco da rotina do caos urbano é uma boa pedida! 
Alugam bicicletas e é grande o suficiente para pedalar até cansar, tem também uns espaços para fazer piquenique com vista para o Rio de la Plata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário