terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Firenze e Pisa

Adorei Firenze, achei linda, aconchegante, diferente, gostei mais que de Roma até!

Não fugindo a maré de azar na Itália, a chegada foi o pior episódio da saga rs! Eu queria descer na estação Firenze Santa Novela que é a que fica próxima ao hostel, mas sai com tanta pressa e atrasada que fui sem o mapa das estações, comprei o trem mais barato e lento, 2ª classe, estava bem cheio e não curti a viagem. 
São 6 cadeiras dentro de uma cabine apertada – sendo 3/3, uma de frente pra outra, e me dá uma aflição ir no sentido contrário e olhando para a pessoa da frente, aff!

Existem 3 estações com o nome Firenze, eu confusa, perguntei a uma mocinha se a minha era a que o trem havia parado, ela disse que não, que seria a próxima. 
Ok, esperei e o trem partiu, andou, andou e nada de chegar, ela um tanto constrangida disse que tinha se equivocado e fui parar em Bolonha, a parada seguinte, 1h e meia depois! 
Aí desci e comprei a primeira passagem de volta a Firenze, só tinha a do "trem moderno", custou os mesmo 20 e poucos euros de Roma-Firenze! :S

Cansada com a então viagem de 6h, peguei um taxi até o Hostel Plus Florence: excelente escolha! Recarreguei as energias lá, quarto feminino para 6 pessoas super espaçoso, limpo, com armários e eu estava sozinha, depois chegou uma canadense muito simpática.

Já "pronta para outra" rs, peguei um mapa e sai, muito fácil andar pela cidade, passei pelo duomo – lindo! – e fui jantar, finalmente comi bem na Itália, o restaurante chama "alguma coisa Leo", fica próximo à praça do David de Michelangelo, comi lá todos os dias, não esquecerei do penne com jammon e cogumelos, do ravioli de gorgonzola ao molho branco com manjericão e nozes...

No dia seguinte andei toda a cidade, subi os 413 degraus da igreja do duomo – 6 euros – e ofegante vi toda a cidade lá de cima, vale muito a pena! 
Depois atravessei o rio, passei pelas feirinhas de couro, voltei na pracinha com as esculturas, o David e outras, muito bom andar por ali, em algumas cidades acontecia isso comigo, uma sensação tão boa em não fazer nada de “especial”, apenas caminhar e observar!

Coisa chata mesmo só os italianos coroas paquerando, não sei o que acontecia, mas se disser que recebi cantada de alguém com menos de 40, estarei mentindo! As pessoas te veem sozinha e acha que você está esperando desesperadamente uma companhia.

Pisa

Passagem Firenze – Pisa: 5,50 euros.

O que dizer de Pisa? Passei meio dia lá, não sei se há muito pra fazer além da Torre, me parece que não, mas não tive tempo para descobrir rs! 
Desci na estação e deixei minha mochila no guarda-volume, custou 6 euros, e a recém adquirida malinha de rodinha – no caminho a estação de Firenze estava morrendo com o peso, mesmo abandonando coisas, e resolvi comprar a malinha pra dividir o peso, foi a melhor coisa que fiz!

A cidade é pequena, não peguei mapa, na saída da estação tem um plano da cidade, me localizei mais ou menos e fui andando, adoro sair sem rumo, eu estou SEMPRE perdida, mas parece que as pessoas não se dão conta porque em todo lugar me pedem informações, no idioma local inclusive... depois de um tempo avista-se a famosa torre e é fácil chegar nela. 

Cheguei, andei um pouco, o dia estava lindo, sol, céu azul, muitos turistas fazendo a clássica fotinha – eu também! 
Depois das fotos, fui almoçar, um restaurante bem próximo dali tinha um menu turístico por 15 euros, primeiro e segundo prato e bebida. 
Voltei para a estação e fui comprar o ticket para Roma, surpresa: assentos esgotados, só tinha vaga no trem mais caro de novo, custava o dobro do outro...

P.S: eu achava melhor olhar os trajetos, horários, plataformas nos painéis de papel, os eletrônicos me confundem! 
Explico, meu trem a Firenze por exemplo o ticket impresso pela maquina só saiu origem, destino, assento e preço, olhava no painel eletrônico trem a Firenze e não tinha, já desesperada com apenas 5 min, pedi ajuda e um senhor olhou no painel de papel que é mais detalhado, o destino principal era Salterno! No painel eletrônico só constava Salterno, e eu louca buscando Firenze...

7 comentários:

  1. O restaurante onde costumava comer em Firenze com toda certeza era "La grotta di leo" tbm um a otima escolha

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, capaz que sim!!!
    O bacana de receber comentários no blog é que me faz viver a viagem de novo, lembrar de várias coisinhas, é tão bom!!!
    Estou aqui rindo, lembrando que uma noite nesse restaurante o povo ficou de papo comigo, acho que era o dono e um casal de amigos, conversa vai, conversa vem e eles queriam me convencer das maravilhas revolucionárias do herbalife, simmm meu povo, herbalife, #perguntemecomo!?! hahuahauha ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mile, como faço para ir de trem de Firenze a Pisa. Estou pesquisando e estou encontrando preços bem maiores.... compra na hora ou pelo site. Na verdade quero fazer de Firenze a minha base para visitar Pisa, Veneza, Verora e Siena. O que vc acha? obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Margareth!
    Olha, pode comprar pela net ou quando chegar na cidade! Eu deixava para comprar na hora, não viajei em período de férias que é quando tem muitosss turistas nessas cidades e o máximo que aconteceu foi ter esgotado o trem mais barato e eu tive que comprar a passagem do trem mais caro!
    Se você quiser viajar mais segura, compre com antecedência! Pela net ou no primeiro dia que chegar na cidade.
    A maior parte da minha viagem estive com os horários mais flexíveis, se perdesse um trem, viajava outro dia ou outro horário sem maiores problemas ( porém justo esse dia que esgotou o trem econômico e tive que comprar a passagem mais cara, ou viajava esse horário ou perdia o vôo que saia de Roma a Barcelona, ou seja, vai ser sempre imprevisível, um risco deixar as coisas para última hora ou com o tempo apertado, e aí vai depender do quanto você pode lidar com os imprevistos...)
    Dá uma olhada no site http://www.italiarail.com/ tem os preços das passagens, acabei de olhar e o trem segunda classe para essa semana de Firenze a Pisa custa 10 dólares ou +/- 8 euros, eu viajei em 2010, os preços aqui do blog estão desatualizados.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Mile, vi o site que vc indicou e me pareceu com os preços melhores do que o Trinitalia... Vc ja fez uso do passes de trens aqueles de 4, 6, 7 dias que pode usar por uns 2 meses? Sera que compensa?
    Obrigada pelas dicas!!!
    um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margareth!
      Desculpa não ter respondido antes...

      Não cheguei a comprar esses passes de trem, comprei passagens "soltas" mesmo! Na verdade viajei mais de avião, de trem mesmo só em Portugal e Itália, até queria ter usado mais o trem, mas ficou para uma próxima viagem, que com fé deve sair em breve! ;)

      Abraço!

      Excluir