terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dublin

Mais uma viagem de trem! Agora na Itália, de Roma a Firenze.

Falarei de Dublin! Cheguei na cidade numa sexta a noite, peguei um táxi para a casa de um amigo onde ficaria as 3 semanas, para complicar um pouco o taxista não sabia o endereço e meu inglês limitado dificultava a conversa. 

Minha primeira impressão não foi das melhores, um frioooo que me deixava sem ânimo! 

Cheguei em Dublin junto com a nevasca, foi lindo no dia seguinte ver tudo branquinho, ver a neve caindo, são floquinhos de verdade, todo mundo virou criança e foram 2 dias de guerra de neve, bonecos de neve e afins, mas no terceiro dia em diante, a neve começou a encher o saco.

A cidade parou, o aeroporto fechou, as ruas cheias de neve se tornavam perigosas para idosos principalmente, acho que poucas pessoas não caíram, eu cai uma vez e não foi engraçado! :P

Comecei o curso na segunda-feira, gostei muito da U-learn, achei eles comprometidos, acessíveis, minha professora era uma querida, recomendo, se voltasse a Dublin para estudar, certeza estudaria lá.

Passada a primeira semana, um pouco mais habituada ao frio, comecei a gostar da cidade, é uma cidade pequena, dependendo de onde você mora, dá para fazer tudo a pé, achei as pessoas simpáticas, e sim, tem muito brasileiro e imigrantes em geral (muito coreano, espanhol e indiano), mas dá para aprender inglês, é preciso focar nesse objetivo.

Dublin não é uma cidade barata, a passagem do Luas que é tipo um bonde moderno custa 1,80 euros! O trecho é curto e não atende toda a cidade, ônibus não usei e tem outro trem, conhecido como Dart, que tampouco são baratos. 

Outra coisa que custa caro lá é a bebida, uma pint (copo de 500ml) custa entre 5 e 6 euros em qualquer pub. 
Bebida alcoólica só é vendida em mercados/lojas de conveniência até às 22h, não pode beber nas ruas e os pubs fecham as 2h da manhã, deu esse horário eles expulsam mesmo as pessoas da festa, você está lá animadão dançando e de repente o som pára, eu sempre pensava que tinha pifado, sei lá, depois caia a ficha que a festa tinha terminado! 

E sabe a história que irlandês é chegado numa bebida? Pois, tem uma certa verdade! As pessoas bebem bastante.

Me chamava a atenção um frio de meu deus, eu sempre com meia 120 fios, calça térmica  jeans, botas, camisa, casaco, casacão, cachecol e luvas - ufa! - e as meninas irlandesas com um ínfimo micro vestido que deixaria Valeska Popozuda com inveja. 

É possível encontrar roupas muito baratas em lojas de departamento, a loja Pennys é um clássico, tem muita roupa de qualidade duvidosa que depois da primeira lavagem já não serve, mas se fuçar bem dá para encontrar coisas legais - eu encontrei!

Tem também a H&M e Forever 21(amo)! Comprei bastante coisa e agora sofro carregando a mochila.

Virei freguesa do mercado Tesco, pense numa rede que fabrica de absorvente a macarrão, é o mercado mais barato de Dublin, quase não comi em restaurantes, como estava num apartamento, cozinhava. 
Já me sentia morando lá, não estava mais mochilando, tinha quarto, guarda-roupa, quase uma rotina...

Sobre alugar apartamento, ou melhor, uma vaga em um apartamento, caso você não seja milionário para viver sozinho numa casa em Dublin, há sempre muita opção no site Daft.ie ou nas comunidades do orkut – sim, nas comunidades do orkut, dividindo apartamento com outros tantos brazucas como você.

Eu sinceramente acho péssima a ideia que muita gente tem de fazer intercambio e não se “misturar” com brasileiros para aprender inglês mais “rápido”, eu conheci brasileiros fantásticos em Dublin que seguramente fizeram essa experiência de morar fora muito mais legal, que me ajudaram muito com informações e dicas para viver na cidade, acho importantíssimo a pessoa ter bom senso e saber dosar as coisas, porque acho péssimo também quem sai do Brasil e continua levando a mesma vida que levava aqui, sem absorver, aproveitar e se permitir viver/conhecer outra cultura.

Voltando ao tema do apartamento, quase sempre é pedido o valor do aluguel mais depósito no mesmo valor, recuperável no final do contrato quando outra pessoa entra no seu lugar, os valores variam, mas vi boas ofertas entre 220 e 330 euros.

Não fiquei as 3 semanas na casa de meu amigo, lá pagava menos, mas estava dormindo na sala, depois de uma semana não estava mais me sentindo confortável e resolvi mudar, dei muita sorte e o apartamento que encontrei era uma graça, limpo, organizado e os flatmates não poderiam ser melhores! 

P.S: encontrei no orkut e eram todos 3 brasileiros!

Você visita os principais pontos turísticos de Dublin em poucos dias. Gostei muito do Phoenix Park que é um parque bem grande, deve ser bacana no verão, no inverno estava lindo também o lago congelado, e fui num raro dia de sol, alias passei uma semana vendo o céu cinza, quando acordei e vi o céu azul tive um siricotico rs!

Perto do Phoenix Park tem a fábrica da Guinness, a visita custou 9 ou 11 euros, o interessante da visita é a vista no sétimo andar, dá pra ver a cidade inteira e no quarto andar você "aprende" a servir a Guinness, tem todo um processo, inclinação de não sei quanto, tempo para não sei o que, é legalzinho.

Você ganha um vale pint, se deixar para beber lá em cima, as pessoas te servem, achei melhor "brincar" de servir minha própria Guinness!

E sobre a cerveja, bem, ela não é das melhores para o meu paladar, mas é a mais tradicional da Irlanda, tem que provar! Me contaram uma história que a pessoa passa a gostar a partir da terceira pint, no meu caso não funcionou, mas consegui beber toda a pint na terceira vez.

A Grafton Street é bem interessante, quem já assistiu o filme "Once" vai identificar os personagens facilmente ali, antes de chegar na Grafton vale uma parada na Trinity, a biblioteca serviu de cenário para o filme Harry Potter, é uma universidade bem tradicional e conceituada na Europa, e no final da Grafton tem o Stephens Green, outro parque lindo também.

Eu acho que a visita a Irlanda só está completa com uma ida aos cliffs, aqueles penhascos lindos, a imagem do país verde, mas deixei para fazer isso na última semana e infelizmente não consegui, a excursão saia às 6:30 e eu nunca acordava cedo o bastante, quando consegui não tinha gente suficiente, só sai com mais de 5 pessoas. Deixei meu nome na lista e fiquei esperando me ligarem confirmando, mas não rolou.

Valeu muito a pena esse tempo em Dublin, conheci pessoas maravilhosas, aprendi muito, ainda não sei se cumpri o objetivo de me animar a voltar estudar inglês quando voltar, pelo menos senti como é difícil não dominar esse idioma e vivi a necessidade de sabê-lo. 

Agora sigo o mochilão, nesse momento que escrevo ainda falta mais 1 mês de viagem e já aconteceu tanta coisa!

P.S: blog sobre a Irlanda que eu acho muito útil para quem pensa em se aventurar por essas bandas www.vidanairlanda.com

Cheers! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário