segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Portugal

Dicas gerais!

Hostel em Lisboa: Yes Lisboa, ótima localização, dá pra ir a pé aos principais pontos turisticos da capital, confortável, moderno e limpo, acho que o melhor preço, 13 euros quarto (grande) para 6 pessoas, tem bons lockers embaixo da cama com chave eletrônica, serve jantares todas as noites por 8 euros!

Coisa chata do hostel: o staff! 
Tirando Mustafa, um egipicio, achei os outros 2 portugueses da recepção muito malas, um eu perguntei se tinha que deixar a chave porque em muitos lugares tem que deixar, e ele disse que era obvio que não já que aquilo era uma pulseira, senti que o tom foi meio uma piadinha para brasileiro burro, mas ok, respirei fundo e sai com a tal pulseira! 

O outro me irritou ainda mais, perguntei como fazia para ir para Aveiro e ele disse de trem, ora pois! Eu falei: quero saber como chegar na estação, aí ele disse de metrô! 
Certo, não conheço a cidade e não é tão difícil dar instruções quando se trabalha com isso, no final ele explicou que pegava o metro a 2 quadras e descia na estação Apolonia. No dia seguinte só para confirmar perguntei a Mustafa que embora ainda aprendendo português  foi um querido, saiu na rua comigo e explicou tudo direitinho na maior simpatia e bom humor de verdade... bem, fugiu do propósito objetivo isso aqui, mas precisava contar isso rs!

Passeios clássicos em Lisboa: entrada Castelo de São Jorge = 3,50 euros (meia); Torre de Belem e Mosteiro dos Jerônimos.

Hostel em Porto: Pousada da Juventude - definitivamente não tem cara de hostel, é muito mais hotel, silencioso, enorme e tem uma vista linda para o rio, mas não fica localizado no centrão turístico e  é uma boa caminhada. O locker não tranca, o quarto é pequeno, a cama fazia muito barulho quando alguém se mexia ou subia no beliche e o chuveiro cai água para todos os lados. Também serve almoço e janta por 5, 6 euros.

Passeios que fiz no Porto: passeio de barco no rio douro 50 min = 10 euros; visita a cave Sandeman = 4 euros.

Passeio que fiz em Aveiro: passeio de barco pelos canais 40min = 5 euros.

Portugal em regra é barato, em Lisboa gastava em média 8 euros para almoçar, em Aveiro comprei o prato do dia com bebida no shopping grandão de lá por 7 euros, em Porto foi mais caro, o restaurante era meio chiquezinho, foi 12 euros a francesinha com refrigerante.

Passagens de trem: Lisboa - Aveiro 16,50 euros; Aveiro - Coimbra 4,40 euros; Coimbra - Porto 11 euros; Porto - Lisboa 20 euros... no site dos combios o preço estava um pouco maior.

As coisas no mercado são muito baratas e tem tanta coisa prática, gostosa! Vinhos são bem baratos, a partir de 1 euro, latinhas de cerveja a partir de 0,30 centavos, muita opção de queijos, frios, etc e acredito que todos os grandes mercados vendem comida pronta - entrei em 2 e tinham - sai bem barato e a cara é ótima, o quilo custa 6/8 euros.

Tem muita comida tipica deliciosa, provei a francesinha do Porto, bacalhau com batatas em Lisboa, arroz de pato em Aveiro, pastelzinho de Belém/Nata, e ovos moles, esse último não gostei, parece ovo cru! Experimentem!

Trem em Portugal é comboio e ônibus é autocarro

E se alguém sair de Lisboa para Dublin, fica a dica que NÃO precisamos de visto para entrar no país, perdi uns 10/15 minutos na fila do check in porque o funcionário da Aer Lingus cismava que eu não poderia viajar porque precisava de um visto prévio, eu dizia que não, ele me mostrava um documento que dizia que era necessário, até que ligou para alguém da cia que retornou depois dizendo que eu poderia embarcar, tenso!

Comprei o guia "O Viajante Independente na Europa" e não curti muito, as informações que encontrei nos blogs foram muito mais uteis, vou abandoná-lo por aqui, se você não tiver tempo para buscar na net acho que vale a pena comprá-lo.

Sobre a imigração, levem TODOS os documentos necessários: passagens de ida e volta para o Brasil, passagens dentro da Europa, reservas de hostels ou endereço da casa onde vai ficar, cartão de crédito, uma quantia em dinheiro compatível com os dias que vai ficar viajando (pode ser VTM), seguro de 30 mil euros e mantenham a calma, você é turista e não bandido, e por mais chato que seja os oficiais estão fazendo o trabalho deles checando essas informações.

Em Madrid me perguntaram se era a primeira vez, o motivo da viagem, quanto tempo ia ficar, quando disse 2 meses senti que o cara ficou alerta e aí perguntou quanto eu tinha de dinheiro, mas não pediu para ver, perguntou se tinha cartão de crédito e onde ia ficar, pediu para ver as passagens e reservas apenas, mostrei o endereço da casa em Dublin e a reserva em Portugal e Roma, únicas que eu tinha, ele quis saber das demais, eu disse que ia reservar as outras enquanto estivesse em Dublin.

Ele me perguntou tudo de novo e trocou o que eu tinha dito, disse "então você fica 3 semanas em Berlin", eu corrigi "não, em Dublin", perguntou ainda se não era muito caro para mim (afinal nós somos apenas pobres latinos miseráveis,  tive vontade de dizer que era rycaaa), se viajava sozinha e se não tinha medo e aí disse "ok, pode seguir!", tudo em espanhol.

Quando cheguei em Lisboa passei pelo controle de bagagens, o cara só confere o nome e origem da mala, ele pediu para ver minha mochila, confesso que fiquei irritada porque não é todo mundo que passa por esse "controle", pra mim foi pela procedência Brasil. 
Fui para a sala ao lado e coloquei a mochila na mesa, ele me fez umas perguntas idiotas do tipo "você esteve na Argentina?", bom isso consta no meu passaporte, "tem família aqui? como pode, onde vai ficar todo esse tempo?" (olha o eu sou rycaaaa de novo! Porque já inventaram hotel, pousada, hostel e até couchsurfing no mundo!) e abriu a mochila, saltou um pacote de calcinhas, ele ficou visivelmente constrangido, colocou na mochila de novo e disse "boa viagem, mas tens família aqui"... 

Em Dublin a mulher foi simpática, perguntou se eu falava inglês, eu disse que não e ela fez as perguntas devagar, consegui entender, pedi para repetir o que não entendi, mas ela só perguntou quanto tempo e onde ficaria, o que fazia no Brasil e pediu pra ver a passagem de saída da Irlanda.

Eu consegui viajar carregando APENAS 9kg. MUITO orgulhosa rs! Sabia que ia querer comprar aqui e depois ia sofrer para carregar tudo...

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário