segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mochilão na Patagônia Argentina: Ushuaia

Ahhh, o fim do mundo!

Tinha muita expectativa em chegar a Ushuaia, acho que era essa coisa de fim do mundo, de me sentir no extremo das Américas, não sei exatamente, mas a primeira vez que vi a cidade pelo avião - lembram do vôo furada a Calafate? - com aquela mistura de mar, montanha, neve, fiquei EUFORICA!

A segunda chegada ao aeroporto confesso já não foi tão impactante assim, nem mesmo avistando o famoso farol do fim do mundo. Já tinha visto tanta paisagem surreal que Ushuaia agora me parecia só uma cidadezinha bonitinha em uma posição geográfica curiosa! 
Por sorte isso logo mudou e eu voltei a ficar eufórica  principalmente quando vi a neve pela segunda vez na vida, e pude enfiar a mão, fazer bola, jogar pra cima, fazer um boneco de neve - há controvérsias quanto ao meu boneco, algumas pessoas disseram que parecia mais um vudu, assumo que não saiu a coisa mais linda, grande, gorda e feliz que eu sonhei, meus dedos congelavam com o frio, mas fiz uma coisinha fofa rs, depois posto a foto! - eu me sentia uma criança, esbanjando felicidade e isso é lindo!

Lá em Ushuaia me hospedei no Hostel Freestyle que é recomendadissimo, realmente a estrutura que eles têm é perfeita, bons banheiros, quartos e lockers espaçosos, a area comum é maravilhosa, uma vista linda para a cidade com sofás, mesas de jogos, porém o atendimento deixou a desejar, nunca vi tamanha má vontade pra informar/ajudar sobre coisas da cidade, eu desisti, odeio respostas monossilabicas e desinteressadas, perguntava " e aí as excursões como faço para contratar, como é essa da pinguinera?", e escutei com muito desdem "o que vc quer saber exatamente?", como o que quero saber exatamente, gente???? Tipo tudo, né! Opinião pessoal, opções, preços, horários, duração...

Não passei maiores aborrecimentos porque como já disse meu senso de humor fica muito mais flexível viajando, tentava usufruir da boa estrutura oferecida, para não ser injusta, tinham 2 carinhas mais agradáveis lá e eu não fui a única a reclamar da pouca atenção.

Se resolver ficar lá recomendo escolher os quartos do primeiro andar,  fiquei 3 noites no segundo andar e as vezes era difícil dormir, a área comum está bem em cima e tinha umas gringas que gritavam a madrugada inteira, 2 dias foram até às 6h da manhã! As outras 2 noites mudei para o quarto do primeiro andar com banheiro privado, 10 pesos a mais que fizeram a diferença no meu sono e conforto.

Eu já estava na Argentina há pouco mais de um mês, comendo sempre muita carne e batata frita, já com insuficiência de dendê no sangue rs, só pensava em comer todas as delicias do mar possíveis  nem os altos preços me desanimaram, e aí meus caros tome salmão, merluza negra - divina!, centolla de todos os jeitos e todos os dias, isso deu um baque no meu orçamento, mas até hoje fico com água na boca! 
Um prato desse sai em média 80 pesos, mas quem quiser economizar pode comprar tudo isso nas peixarias e fazer no albergue que sai a metade do preço.

No primeiro dia, como cheguei no inicio da tarde, só deu tempo de almoçar e ir no museu do presidio, gostei, achei tudo organizado e colorido, tirei fotos com os bonecos e li algumas coisas interessantes sobre a história do lugar, que se confunde com a própria história da cidade.

Depois fiz uma tentativa frustada de caminhar pela orla da cidade, pensei em visitar as fragatas da America Latina que agora estavam no porto de Ushuaia (já tinham passado por Bs As também, mas não pude ir ver) e o vento não permitiu, eu me desequilibrava com o vento e lacrimejava muito.
Desisti, chamei um taxi e voltei pro hostel! Lá conheci uma italiana super gente boa que dividia o quarto comigo e mais 2 franceses, sai com a menina para jantar e combinamos de ir no dia seguinte ao Cerro Martial.

Fomos para o Cerro de táxi, tivemos muita sorte de ir esse dia, porque sem sabermos era o último dia de funcionamento do teleferico, que ia parar por algum tempo por algum motivo que não entendi!
Esse teleférico são duas cadeirinhas sem cobertura que sobe até um ponto da montanha, tem uma vista linda para a cidade e se pode caminhar uma hora até a parte mais alta, já era possivel ver neve acumulada em varios lugares e foi aí que fiz minha farra narrada acima rs.

No caminho da trilha fizemos amizades, como sempre, as pessoas ficam mais simpáticas andando nesses lugares. Caminhamos bastante, parecia fácil, mas deu para cansar: eu me sinto uma atleta depois dessa viagem, nunca tinha andado tanto em toda minha vida!

Pegamos o teleferico de novo e tinha uma senhora numa van cobrando 5 pesos por pessoa para deixar no centro, foi meio tenso porque ela dirigia como uma louca, fazia umas curvas sem noção e me pedia para falar português porque ela achava lindo, figuraça! Eu falava frases desconexas porque estava piscando com o transporte com emoção rs!

No outro dia fui no porto comprar meu passeio de barco, tem muitas opções, cada empresa tem sua casinha de madeira onde vende as excursões, estava em dúvida se fazia o passeio que ia até as pinguineiras que durava muitas horas ou o passeio em veleiro até uma ilha e mais curto.

Como tinha passado um dia navegando em Calafate, mesmo querendo muito chegar pertinho dos pinguins, optei pelo veleiro porque levava menos tempo, eram poucas pessoas - máximo 10, e eu nunca tinha andado em um veleiro antes, além de ter lido na net que a empresa Três Marias era altamente recomendada. Adorei a escolha, o passeio foi maravilhoso e me senti numa expedição a la National Geografic rs!

O tempo estava ruim na ida e antes de navegar o pessoal da Três Marias oferece umas roupas big-extra-super GG para vestirmos.
O passeio passa pela ilhota dos cormorones, uma ave aquática muito presente na Patagônia, e segue para Ilha H que é preservada e  não tem uma estrutura para descermos do barco, temos que praticamente escalar uma pedra - exagerada! Fiquei com um pouco de medo porque eu de fato sou muito atrapalhada, mas o pessoal te ajuda e não tem maiores problemas.

Caminhamos uma hora na ilha, é muito bonito, tem algumas aves, se pode ver o Chile de um lado e Argentina do outro, o guia é maravilhoso e explica tudo a gente, toda a história dos yamanás, povo nativo que habitou a patagônia e a tal ilha!
A volta foi uma delicia, o tempo estava ótimo e o mar parecia um lago, ver a cidade refletindo no mar foi  inesquecivel, voltei compartindo um mate com o pessoal - tinha opção de whisky! - e comendo alfajor, recomendo mesmo a Tres Marias!

No final da excursão todo mundo ganha um vale-cerveja no Pub Dublin, o point de Ushuaia  rs! Achei muito massa isso, uma das vantagens de fazer um passeio com um numero limitado de pessoas é poder dividir as emoções, fazer amizades, eu que viajava sozinha curti muito. A noite nos encontramos todos lá, um casal de australianos, varios franceses - ô povo que viaja!, uma alemã e eu. Era aniversário dessa alemã e ela pagou tekila para todo mundo, foi muito divertido, apesar da dificuldade de comunicação com algumas pessoas rs!

O quarto dia ia para o Parque Nacional, porém amanheci pessima da garganta, desde Calafate ameaço ficar doente e nesse dia não teve jeito, tudo doia e eu não tinha animo pra fazer nada, tomei muito chá e fiquei vendo filmes no hostel, depois sai para comer e comprei uma excursão pra manhã seguinte: lago fagnano e escondido em 4x4!

Amanheci péssima ainda, alias voltei pra Salvador péssima, cheguei a pensar que nunca mais na vida ia melhorar rs, mas como já tinha pago a excursão fui assim mesmo.

O guia era ótimo e por casualidade só tinha eu, um casal e 2 filhinhas pequenas, todos muito simpáticos e preocupados com meu estado, pegamos a estrada, passamos primeiro pelo lago escondido, que é enorme, pelo nome eu pensava que era uma coisa mais discreta, mas ele tá lá grandão e escancarado pra quem quiser ver, não tem nada de escondido rsrs.
Eu continuava toda mole no carro, então o guia me deu uma pastilha milagrosa e eu fiquei bem! Pegamos a trilha de barro e aí começa o 4x4, o carro passa por várias poças enormes, entra no rio, muito legal, pensava que o cara era louco e o carro ia pifar a qualquer momento com tanta água rs!
Paramos num bosque em frente ao lago e o guia preparou nosso asado (churrasco) com direito a vinho, cerveja, tabua de frios, tudo muito gostoso, e eu ficava quase dentro da fogueira com tanto frio!

A noite tive uma surpresa desagradável  fiquei tão empolgada com o efeito das pastilhas que tomei várias, quando cheguei no hostel ainda tomei aspirina e sai com meu novo companheiro de quarto para jantar - a italiana já tinha ido embora, de repente comecei a sentir um incomodo, e esse amigo dizendo que eu era maluca, que não tinha nada, no meio do jantar ele disse "boludaaaa, seu olho tá inchando, tá parecendo um chiuaua!".

Crise alérgica, meus olhos ficaram bizarros, uma mutação em minutos, lá vai a gente para o hospital público, fiz um seguro viagem com a Go to London, mas acabei usando o serviço público e fiquei surpresa: atendimento perfeito!

Cheguei, paguei 20 pesos por algo que não sei e o médico já estava do meu lado! Tomei uma injeção fdp, tive que comprar 60 pesos em remédios e ficar 5 dias sem beber, tinha festinha de novo no Pub Dublin... ah sim, meus olhos voltaram ao normal em uma hora e sorte que esse meu amigo - outro anjo que cruzou meu caminho - era gay porque eu fiquei o cão de feia! hahahah =)

E foi assim que eu me despedi de Ushuaia, na manhã seguinte fiz o check-out, caminhei um pouco mais pela cidade, comprei alguns souvenirs e fui para o aeroporto rumo a Buenos Aires de novo, engraçado que cheguei na cidade com uma sensação de "cheguei em casa", eu estava realmente me adaptando aos ares portenhos...

* Diária hostel: 60 e 70 pesos.
* Taxi aeroporto/hostel: 22 pesos
* Museu do Presidio: 30 pesos - diz que é brasileiro que tem desconto!
* Taxi Cerro Martial: 18 pesos
* Teleferico Cerro Martial: 35 pesos. Obs.: guarda o papelzinho minusculo que eles dão com cuidado porque tem que apresentar na descida!
* Excursão Veleiro a Ilha H: 210 pesos
* Excursão 4x4 Lago Fagnano e Escondido: 300 pesos

4 comentários:

  1. Mile:

    Estamos indo p/ Ushuaia em 18/01. Além das suas indicações, constantes no blog, você tem mais alguma: compensa alugar um carro, outros alojamentos, agencia de viagem, etc.?
    Abraços.
    Ricardo
    balestraricardo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo!
    Então, eu geralmente viajo sozinha, então não costumo olhar aluguel de carro porque fica muito caro para uma pessoa só, se você está indo com umas 3/4 pessoas dá uma olhadinha lá e veja se compensa, mas dá pra fazer tudo andando, de bus, táxi, a cidade não é grande, o lugar mais longe é o parque nacional, mas tem vários transfers na pracinha... na avenida principal, uma acima do mar, tem várias agências, vai olhando os preços, eu nunca vejo muita diferença entre as agências nessas cidadezinhas, mas não custa pesquisar! Os passeios de barco no porto mesmo tem umas casinhas de madeira das empresas de barco (perto da famosa placa do fim do mundo), eu fiz o passeio de veleiro com a 3 Marias e recomendo eles!
    Estou viajando no momento, casualidade abrir meu e-mail hoje, as poucas anotações que ainda tenho ficaram em casa, rsrs... boa viagem, a patogônia é incrivelllll, depois me conta!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Gostei bastante do seu blog!
    Tenho uma suuper duvida que infelizmente não acho resposta em lugar nenhum!
    To indo pra Ushuaia em Julho, e ate ai td bem, mas depois de la eu queria ir direto pro Uruguay, mas ta dificil de encontrar um jeito! rs o que me leva a perguntar: Tem voo ou bus que sai de Ushuaia pro Uruguay ou eu realmente terei que voltar pra Buenos Aires?
    brigada pela atenção :)

    ResponderExcluir
  4. Oi! Mto obrigada! ;)
    Olha so que coincidencia, eu tb procurei bastante isso! De ter, acredito que tem, mas sai bem mais caro e seguramente o voo faz conexao em Baires, entao eu acho mais barato vc pegar um voo pra BsAs e ir para o Uruguay de barco, com uma paradinha em Colonia que eh uma graca (ou ir direto para Mvdeo)! Da uma olhada no site da seacat, colonia express e buquebus! Ah, a cia pluna (www.flypluna.com.uy) tem otimas promocoes de voo Mvdeo - BsAs tb!
    Tem 1 mes que estou morando em Montevideo, breve postarei mais algumas coisas daqui!!! ;)

    ResponderExcluir