domingo, 25 de abril de 2010

Mochilão na Patagônia Argentina: El Chalten

Eu disse que não segui a dica de viajar com folga e me arrependi porque o segundo dia amanheceu super nublado, atrapalhando o meu planejamento inicial, não era possível ver nada, nenhuma montanha, nem sinal do Fitz Roy ou qualquer outra coisa!

O que me deixou um pouco frustrada, logo se transformou em "puro êxtase  rs! Mesmo com o tempo assim eu arrisquei fazer o trekking, na verdade fui quase carregada por Pablo, o otimista rs, segundo ele poderiamos pelo menos ver a laguna capri! 

Pedimos um transfer no hostel até a Hosteria El Pillar por 40 pesos, é uma dica importante porque diminui bastante o trajeto, quando chegamos lá o tempo seguia igual e para piorar uma chuvinha fina chata, aí o motorista sugeriu irmos até a Laguna del Desierto por mais 40 pesos e lá fazermos uma tal trilha numa propriedade privada por mais 16 pesos que dava para um glaciar e uma laguna muito linda, de um azul não sei o que e coisa e tal,.

Inicialmente pensei que ele queria faturar, mas depois resolvi dar crédito e aceitar a sugestão, as pessoas em Chalten são muito amáveis e ele parecia ser sincero: foi A MELHOR coisa que fiz, o lugar realmente era incrível,  sem contar que quando chegamos no topo começou a nevar, nevou por um minuto, eu quase choro de emoção rs, estava tudo perfeito demais, momento top da viagem, sem dúvida!

Ah, o nome desse glaciar é Huemul.

O último dia finalmente fiz a trilha para o Fitz Roy e Laguna Capri, também amanheceu nublado, mas segundo o casal do hostel em pouco tempo mudaria porque a montanha, o sol, a neblina estavam de tal jeito, eu sinceramente não consegui diferenciar o tempo do dia anterior e desse dia, não conseguia enxergar o que tinha a 10 metros de distância e achava difícil poder ver o Fitz Roy, pensei que ia embora e não ia ver toda a imponência, beleza desse cerro - eu me apaixonei, sério!

E assim descrente comecei a caminhada, o inicio é puxado, muita subida, depois fica bem tranquilo, não tenho nenhum preparo físico - voltei disposta a sair dessa vida sedentária, de verdade! - quase peço "pra sair!" rs, mas meu orgulho foi mais forte e segui ofegante e lenta, porém determinada! 

Uma hora depois o tempo estava perfeito, muito sol, o casal tinha toda razão e eu pude enfim desfrutar do verão: caminhei de camiseta!

Me perdi de Pablo na trilha, sim, eu consigo fazer coisas raras! Como ele tinha um ritmo melhor do que eu mandei ele seguir e combinei de nos encontrarmos... onde mesmo? Chega uma hora que a trilha se divide, de um lado tem o mirador e do outro a laguna, e eu me esqueci em qual ponto tinha combinado! Segui para o mirador e não o encontrei, horas depois achei ele no acampamento Poicenot sem entender nada que tinha acontecido.

No caminho fiz amizade com um casal de argentinos de uns 40 e poucos anos, muito simpáticos, fomos conversando todo o caminho, foi ótimo, alias as pessoas são muito simpáticas na trilha, todos que passam por você te cumprimenta, eu até cansava de tanto sorrisinho e "hola, hi", mas é legal isso, como disse você se sente em outro mundo, outra vida no meio de toda aquela natureza.

Desse acampamento tem a trilha até a Laguna de los 3, soube que é bem puxada, eu tive que voltar a Chalten por causa do ônibus a Calafate, também não sei se tentaria subir mais, acho que não conseguiria, voltei  pelo caminho da Laguna Capri: lindaaaa! 

Em cada laguna uma parada para abastecer a garrafinha de agua: delicia!

Engraçado que as vezes eu tinha dúvida se estava no caminho certo, voltei sozinha e tenho muita dificuldade com mapas, mas várias pessoas me paravam e perguntavam se também estavam no caminho certo rs, perguntavam se eu estava voltando de tal lugar e se era por ali mesmo, isso de alguma forma me confortava, eu não era a única louca sem senso de direção! 

Ao todo foram 7 horas de trekking, recorde absoluto para mim, nunca pensei que seria capaz de fazer um trekking assim tão longo, claro que a caminhada tem previsão de 1 hora a menos, fiz no meu ritmo, sensação indescritível.

Cheguei a tempo de comer - muita fome depois de tudo isso, da-lhe cordero patagônico! - e arrumar minhas coisas para viajar, infelizmente faltou algumas coisas para conhecer, mas quem sabe um dia volto lá? Dormi toda a viagem e uma coisa curiosa, os ônibus tem avisos solicitando as pessoas que não tirem o tennis! Por que será? ;)

Chalten foi a cidade mais barata da Patagônia, não precisar desembolsar fortunas em pesos a todo instante para fazer excursões é maravilhoso, e as belezas do lugar são realmente incriveis! O almoço lá sai fácil na média de 40/50 pesos.

E sobre a dificuldade das trilhas, fiquem tranquilos, se eu consegui fazer, todo mundo consegue! Chorillo del Salto é a mais fácil, fiz mais ou menos em 2h ida e volta; a trilha para o glaciar dentro da tal propriedade privada foi só de uma hora, mas é pura subida, a volta é bem mais rápido; o mais difícil mesmo foi o inicio da trilha do Fitz Roy, mas depois é tudo plano, só que é longa e o cansaço é mais pela distância.

* Diária Hostel Refugio de Chalten: 30 pesos
* Transfer até Laguna del Desierto: 80 pesos
* Passagem El Calafate - Ushuaia pela Lan: R$ 216,12

Nenhum comentário:

Postar um comentário