sexta-feira, 4 de julho de 2014

Preparando o Chá de Bebê

Eu queria voltar com posts de viagens rs, mas não resisti a contar como foi o babyshower da Gabi. 

Sim, já sabemos o sexo! Após 6 meses de gravidez pudemos ter certeza que é uma menininha, a pequena Gabriela (uma coisa meio Jorge Amado mesmo, assim para ela lembrar que tem o pezinho na Bahia).


E não resisti a contar porque o chá ficou uma delicinha. Também porque precisava desabafar um pouco sobre essa piração do universo baby.

Recorri ao Google de sempre para pegar ideias do que servir no chá de bebê, como deixar a mesa apresentável, coisa e tal. Não tenho muita intimidade com decoração, detalhes, frufrus e precisava de inspiração. 

Encontrei coisas infantis tão megalomaníacas, agora é normal ver as festinhas com produção de casamento e não estou falando das celebs dando pinta em sites de fofoca, não! Estou falando de gente como a gente gastando milhares de reais para fazer uma festinha antes da criança nascer. 

E sei lá, ou sou muito muquirana, ou não entendo mais os costumes no Brasil. Mas acho desnecessário tanta firula para um evento que sempre foi algo descontraído e gostoso, um chazinho da tarde com comidinhas caseiras junto a pessoas queridas para celebrar um momento lindo e especial: a chegada de um bebê.

Não quero pagar de pobre sofrida, cada um com seu cada um, se você pode e quer fazer 'O' evento, não julgo, se jogue e seja feliz, colega! 

Agora se você não é rycah e está procurando ideias para fazer uma reunião bonitinha com as amigas sem sambar no luxo e glamour, nas próximas linhas poderá encontrar sugestões.

Meu chá de bebê fiz com 26 semanas de gravidez, super cedo para os padrões. Teria esperado um pouco mais se não tivesse com uma amiga prestes a parir. Para contar com a presença dela, antecipei as coisas. E foi batata, na semana seguinte ela estava na maternidade rs.

Como fiz todos os quitutes da festa, acabou sendo ideal fazer agora enquanto ainda tenho um tiquinho de energia. O barrigão vai crescendo e vamos ficando mais cansadas, de verdade.

Eramos poucos convidados, não chegamos a 20 pessoas. Fiz um encontrinho com as amigas brasileiras e meus cunhados. Funcionou bem apesar do povo ter se dividido rs, brasileiras num canto e cunhados no outro.

A decoração foi rosa e marrom, eu resisto a essa coisa de rosa para menina e azul para menino, mas cai de amores pelas forminhas de bolinhas e cismei que queria tudo assim. Então fizemos umas bandeirinhas, as letras com o nome dela e um cacho de bolas nessas cores.


Comprei umas bandejas brancas baratinhas e bonitinhas numa loja de material de festas, forramos umas caixas para posicionar os doces, coloquei mini floreiros para as rosas (mas esquecemos de comprá-las, kuen kuen).

Usei também uma lata que tinha na cozinha, espalhei os potinhos de mousse e tigelinhas com bis e voilá: uma mesa de festa armada, mesmo faltando a toalha, somos principiantes nisso, relevem.


De docinhos fiz:
  • Brigadeiro
  • Beijinho
  • Bicho de pé ou Moranguinho
  • Brigadeiro de limão
  • Mousse de Maracujá


Dois bolos de chocolate com coberturas diferentes: um com bicho de pé e doce de leite, combinadinho com a decoração marrom e rosa rs, e outro pequenino de chocolate com morangos. Tudo com amor, tudo gostosinho.



De entrada tinha patês (presunto, queijo e atum), pães e doritos/nachos. E um empadão de alho poró, bacon e queijo parmesão todo cortado em cubinhos. Pena não fotografamos.

Tinha salpicão (li por aí que não é chique, mas quem liga? Todo expatriado gosta e ó, não sobrou nada, foi sucesso). E como estamos no Uruguay, usamos a parrilla para assar carnes e fazer hambúrgueres na hora. É um clássico no país hambúrguer na churrasqueira e com o menu todo brasileiro, foi o toque do papi para mostrar que a guria tem sangue charrúa também rs. 

Sem muita cerimônia íamos assando as carnes e as pessoas se serviam com queijo, presunto, alface, tomate, ketchup, maionese, etc. 

De bebidas tinha água e refrigerantes. Levei frutas para fazer suco na hora, mas o papo tava rolando tão solto que ninguém lembrou e ficou por isso mesmo.

Comemos, falamos e rimos até cansar. Foi lindo e não ficamos pobres! :P


3 comentários:

  1. Ficou tudo com uma cara linda! Os docinhos, os bolos, tudo! Dá pra ver que foi feito com amor e carinho e muita simplicidade - essa firulas não tão com nada! Acho legal vocês encararem a gravidez como uma coisa tranquila, normal, nada dessas coisas de gastar rios de dinheiro e tal. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tinha escrito um texto e perdi.
    Tentando resumir: conheci hoje este teu blog. Ja adoro o Viver Uruguay.
    Me identifico muito com a forma e com o que você escreve. Concordo com essa quetao referente a coisas que envolvem bebês.
    Parabens pela linda filha!

    No final de outubro vamos conhecer Montevidéu. Tb tenho um bebê. Ele tem dez meses e meio e será a nossa terceira viagem com ele.
    Um beijão pra vcs!

    ResponderExcluir