domingo, 6 de junho de 2010

Um pouco de cine argentino!

Acabo de assistir mais um filme argentino apaixonante e resolvi dividir minhas últimas "descobertas".

Desde que comecei a fazer curso de espanhol busco alternativas para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante, daí comecei a procurar artistas latinos e filmes em espanhol, fiquei fã de salsa, escutei muito reggaeton - que acho de uma breguice contagiante rs, sem contar o "pop romântico" (não sei como classificar o estilo) a la Maná y Juanes.

No entanto, as melhores descobertas foram os filmes de Almodovar - Volver, Mala educación, Todo sobre mi mama (maravilhoso) y Hable con ella - são filmes mais "lado b, alternativos" como alguns chamam, para mim linguagens e narrativas com as quais tinha pouca intimidade, filmes bem feitos com perspectivas diferentes além do óbvio - previsível  e que em pouco tempo me encantaram e abriram as portas para esse mundinho mais critico e interessante de se fazer cinema! 

Passei a frequentar as salas de arte aqui em Salvador, salinhas pequenas, aconchegantes, com cafés charmosos e sempre ótimas pedidas de filmes. Numa ida dessas, assisti Um namorado para minha esposa, uma comédia argentina leve, divertidíssima, recomendo.

Em outra oportunidade assisti O segredo dos seus olhos também argentino, vencedor do ultimo oscar de melhor filme estrangeiro, acabei assistindo outra vez aqui há poucos dias porque na primeira vez vi sem legenda, deu pra entender direitinho - aliás a finalidade inicial na busca por coisas em espanhol era para "treinar o ouvido" - mas posteriormente vi que perdi muito detalhe e o filme me pareceu ainda melhor no repeteco! 

A partir disso decidi me "aprofundar" nas produções argentinas e me joguei no Google, li umas criticas, resenhas e selecionei alguns filmes que preciso ver, hoje coloquei em prática, fui numa locadora e só encontrei um titulo: "Lugares comuns", que só reforçou a minha vontade de ver todos os outros da listinha! 

O filme é sensacional, de uma poesia e sutileza fascinante, passagens, pensamentos que por si só já valem a pena as quase 2 horas de história, como a aula que o personagem principal dá aos seus alunos, futuros docentes: "pónganse como meta enseñarles a pensar, que duden, que se hagan preguntas! No los valores por sus respuestas, las respuestas no son la verdad, busquen una verdad que siempre será relativa... despierten en sus alumnos el dolor de la lucidez, sin limites, sin piedad...".

O que dizer então do amor, da dedicação, respeito e admiração por uma mulher? Novamente recorro a trecho do filme: "nos da un gran placer y una alegria calma tan intensa en estar juntos, aunque no hagamos nada en particular, si estamos juntos, estamos bien", olha, recomendo mesmo! 

Uma coisa interessante que me chamou atenção nos filmes argentinos foi que os atores são atores, frase óbvia, mas explico, não sinto uma necessidade em colocarem um(a) "gostosão/gostosona" na história como vejo nas nossas novelas, por exemplo, e isso é muito bacana, apesar de achar o Ricardo Darin t-u-d-o rs! 

Para quem interessar a listinha argentina conta com títulos como 9 rainhas, O filho da noiva, O ninho vazio, Clube da lua... sugestões serão bem-vindas também!

Abraços!