quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alguns comentários sobre o "Mochilão na Patagônia Argentina"

Bom, tenho recebido alguns e-mails e como as perguntas se repetem, vou tentar esclarecer aqui também.

Sinceramente, as vezes percebo que as pessoas simplesmente não leem nada e perguntam coisas que já disponibilizei, como custo dos passeios, hostels que me hospedei, etc.

ADORO responder/ajudar as dúvidas de vocês, faço isso de coração mesmo, já que não ganho nada por isso, mas há coisas que são nitidamente preguiça de buscar - pronto, falei!, coisas como "quanto custa a passagem de Cabrobó do Brejo Velho a Buenos Aires?" ou "quais horários de ônibus, avião, barco de tal lugar a tal lugar?".

Basta jogar no amigo Google os nomes das empresas - gol, tam, aerolineas, lan, buquebus, seacat, colonia express, cata internacional, pullman, andesmar e uma infinidade mais - que aparece tudo bonitinho: horários, duração de viagem, preços, opções de pagamento.

Desabafo feito rs, vamos ao resumão:  

 - Fiz todos os trechos na Patagônia de avião (exceto El Calafate - El Chalten), não comprei nada por agência e não tem necessidade, 2 trechos comprei pelo site poucos dias antes da viagem e 1 trecho comprei diretamente na loja da Aerolineas em Ushuaia.

Em relação a fazer os trechos de ônibus, só recomendo se você tiver muito tempo disponivel e ir parando em pequenas cidades no caminho porque as distâncias são longas: Bs As/Ushuaia são 55h e Bs As/ El Calafate são 36h! 

Já o trecho El Calafate/Ushuaia são 18h de viagem e conheci muitas pessoas que fizeram, me parece interessante, passa pelo Estreito de Magalhães, cruza-se a fronteira com o Chile, no meu caso preferi ir de avião porque encontrei uma tarifa aérea que custava só 100 reais a mais e uma "economia" de 15h de viagem.

- O único hostel que reservei foi o de El Calafate - Hostel I Keu Ken, os passeios também não são necessários reservá-los com antecedência, é suficiente no dia de chegada nas cidades fechar as respectivas excursões, em Calafate e Chalten pode-se fazer tudo pelos hostels, os preços são tabelados, iguais.

Já em Ushuaia acho melhor ir direto nas atrações (Cerro Martial, museus), empresas no porto para os passeios de barco ou na avenida principal da cidade - esses lugares são pequenos e a rua principal é facilmente identificada. 

- As roupas sempre acho melhor comprar lá do que aqui no Brasil, principalmente pra galera do nordeste - aqui tudo é mais caro.
E quanto a alugar não vi muita vantagem, eu pensava que nesses lugares teriam muitas lojas de aluguel de roupa, mas não tem.

Não pesquisei muito os preços porque já não tinha interesse, mas na loja da Montagne em El Calafate, por exemplo, custava 60 pesos a diária. No meu caso não compensava de jeito nenhum o aluguel para 11 dias de viagem, gastaria 660 pesos, dava para comprar quase toda a roupa necessária com esse dinheiro em Buenos Aires e guardá-la por toda a vida rs.

- Outra dúvida constante é "quanto vou gastar?", isso é extremamente relativo, não dá pra mensurar, mas a Patagônia é CARA, mesmo você sendo a pessoa mais econômica do mundo, irá gastar um bom dinheirinho, ir lá e não fazer determinadas excursões pra mim é um grande desperdício.

Tem gente que pergunta se com R$2.000/2.500 dá pra fazer de Bariloche até Ushuaia incluindo t-u-d-o (passagem, hospedagem, alimentação e passeios), pra mim não dá e não sei até que ponto vale a pena se privar de tanta coisa viajando, obvio que um mochilão não é regado a luxo e conforto, muito menos a perrengues como já vi muita gente dizer "mochilão sem perrengue, não é mochilão", discordo! 

Situações inusitadas e surpresas são bem-vindas, mas para mim há um limite entre economia e aproveitamento da viagem, destaco que isso é uma OPINIÃO MINHA, cada um sabe o melhor pra si.

Quando estou fazendo/pesquisando meus roteiros sempre quero colocar o máximo de coisas que minha grana alcança, na empolgação superestimo ela, acho que dá para mais uma coisinha aqui, outra ali e depois tenho que botar o pé no chão, analisar matematicamente - distancias e custos, é uma tarefa triste as vezes rs! 

A Patagônia por exemplo, claro que eu queria fazer TODA, começar sabe-se la de onde e ir ate Ushuaia, mas não deu $, um dia quem sabe...

Se lembrar de mais coisas, posto aqui!

Abraço.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Fotos Ushuaia

Veleiro - Navegação Ilha H:



Ilha H:



Ushuaia vista do mar:



Passeio 4x4:



Lago "Escondido":


Almoço no bosque às margens do lago fagnano...


Lago Fagnano que é muito mais escondido rs...

Fotos Ushuaia

A famosa plaquinha do fim do mundo!



Museu do Presidio:


Teleférico Cerro Martial:



Agora posso dizer que sou atleta, muito chão e a subida com essas pedrinhas cansa...


O bonecoooooo!!! =D